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Foto do escritorVanda Moura

Whatsapp x Instagram: quando usar cada um?

Atualizado: 4 de mai. de 2020

Não é difícil encontrar empresários e até social medias com dúvidas frequentes sobre em qual ferramenta devem concentrar seus esforços, afinal são tantos aplicativos novos que acaba sendo difícil decidir em qual estar.


E é aí que muitos costumam errar feio!


Nem toda ferramenta serve para qualquer estratégia de marketing ou tipo de negócio, e criar perfis em todas elas gera um esforço enorme para mantê-las funcionando, o que acaba dispersando o seu objetivo.

Que o Facebook ainda é o queridinho do marketing digital, isso não dá para negar, mas as outras plataformas dessa empresa, o Whatsapp e o Instagram, vêm ganhando seus próprios fãs e criando grupos cada vez mais segmentados. Um cenário ideal para quem quer encontrar o público certo.


Curioso para saber onde a sua empresa pode se destacar melhor? Acompanhe o post e veja algumas dicas!

Lançado oficialmente em 2010, essa rede social se popularizou nos últimos anos por ser uma ferramenta extremamente visual e de rápida interação. Hoje, segundo o site Tecmundo, o Instagram alcançou a marca de mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo.


E os números só impressionam! De acordo com a Social Trends 2018, uma pesquisa realizada pela Rock Content, a ferramenta é a segunda do país mais relevante para as empresas, sendo utilizadas por (pasmem!) 80,2% delas.


Mas antes de sair criando um perfil comercial, é importante destacar algumas peculiaridades do Instagram:

Já dizia a propaganda de um famoso refrigerante, “uma imagem vale mais do que mil palavras”.


Esse é justamente o grande apelo do Instagram: imagens e vídeos de até 1 minuto como forma de maior engajamento.

Por isso, a ferramenta tornou-se uma ótima vitrine para negócios que são estimulados por apelos visuais. Então, pense se o seu produto ou serviço poderia ser exposto numa enorme vitrine na avenida mais movimentada do mundo. Se a resposta for sim, apostar no Instagram pode ser um bom negócio para a sua empresa.

Ainda segundo o Social Trends 2018, o Instagram é uma plataforma mais voltada ao público jovem; apenas 25% dos usuários têm mais de 40 anos. A maioria encontra-se entre os 16 e os 29 anos (dados da Opinion Box); destes, 73,5% afirmam conferir o aplicativo várias vezes ao dia.


Por esse motivo, muitas empresas têm adotado uma linguagem mais leve e descontraída no aplicativo. A rápida interação permite uma aproximação em tempo real com o público, criando um clima de proximidade com a marca.

Todo esse engajamento vem, principalmente, da função Stories, na qual vídeos curtos somem após 24h e acabou ganhando mais popularidade que o próprio Snapchat, pioneiro na função.

E por falar em proximidade, o Instagram é a ferramenta ideal para a empresa que deseja criar um grupo de brandlovers, ou amantes da sua marca.

Isso porque 60% dos usuários afirmam acompanhar o conteúdo de empresas com que se identificam e 51% são influenciados por blogueiros e celebridades que acompanham.


Por sinal, 50% dos entrevistados também dizem já ter feito alguma compra de produto ou serviço que conheceu na plataforma.

Claro que toda empresa precisa de retorno em vendas! Mas apostar no marketing de relacionamento envolve ir além do que simplesmente oferecer produtos.


Então, se a sua estratégia é apenas postar fotos e valores, investir numa plataforma como o Instagram pode não atingir os resultados pretendidos.

Aliás, 37% dos entrevistados pelo Opinion Box afirmaram não gostar de ver publicidade e anúncios em seu feed. E quase o mesmo percentual, 37,5%, dizem que já usaram a ferramenta para tirar dúvidas e fazer reclamações a empresas.


Esse panorama faz do Instagram uma excelente plataforma de interação com o público. Bem do tipo daquele velho ditado da propaganda, “quem não é visto, não é lembrado”.


Por isso, para ganhar espaço no coração e no feed do seu cliente, siga as nossas próximas dicas:


  • poste conteúdos informativos e de interesse do seu público e não apenas o seu produto ou serviço. Os assuntos que os usuários mais acompanham nas redes sociais são informações sobre sua profissão ou área de atuação (81%), notícias em geral (59,8%), entretenimento (59,8%) e tecnologia (56,7%);

  • mostre os bastidores do seu negócio, conte as histórias por trás dele. As pessoas amam ouvir histórias. Aproveite o poder de alcance dos Stories para isso;

  • convide o público para interagir. Os usuários das redes sociais adoram dar sua opinião. Crie enquetes e promoções, estimule o engajamento;

  • capriche na foto. Lembre-se de que imagem é tudo!

Se o Instagram é uma grande vitrine, o Whatsapp pode ser considerado aquele vendedor de antigamente que ia porta à porta e conhecia a fundo cada cliente.


Por isso mesmo é preciso saber utilizar bem a ferramenta, afinal, não é todo mundo que gosta de receber vendedores dentro de casa.

De acordo com o próprio Whatsapp, no mundo, mais de 3 milhões de empresas utilizam a ferramenta. Visando essa fatia do mercado, em janeiro deste ano, a versão Business chegou ao Brasil.


E, embora tenha mais recursos para a empresa, a versão profissional via de regra cumpre o mesmo papel da tradicional, a troca de mensagens instantâneas com seu público. A grande diferença das versões é o caráter mais profissional que a versão Business apresenta, além das métricas que oferece.


No mais, Business ou não, algumas medidas precisam ser tomadas para evitar o amadorismo com o uso da ferramenta. Veja as principais:

Normalmente, o Whatsapp não é uma plataforma utilizada como a única em uma estratégia de marketing, pelo contrário, ele é visto como uma extensão do poder de comunicação de uma empresa.


Por isso, antes de criar grupos de transmissão, esteja aberto para ouvir, informar, conversar e solucionar os problemas de seus clientes em qualquer ferramenta.

Ninguém gosta de SPAM e enviar mensagens de propaganda sem o consentimento do usuário pode ser considerado uma invasão de privacidade, acabando de vez com a boa imagem que a sua empresa quer passar.

Por isso, antes de ter o seu número bloqueado, crie formulários para captação do número de telefone do seu público e deixe clara a sua intenção em enviar mensagens pelo aplicativo.

E, se você está se perguntando como fazer com que as pessoas tenham interesse em receber suas mensagens, fique atento a mais essas dicas:


  • segmente o seu público. No início, pode parecer esforço demais, mas ao separar seu público de acordo com o interesse, você consegue ser mais assertivo na sua comunicação;

  • ofereça conteúdo relevante. Pode parecer clichê, mas o conteúdo é sim a base de toda comunicação. Por isso, na hora de elaborar uma mensagem para o seu público, pense bem se aquela informação é direcionada aos interesses dele;

  • forneça recompensas. Sim! O nosso cérebro funciona à base de recompensas, então cative o seu cliente oferecendo pequenas bonificações por manter esse contato mais próximo. Podem ser descontos para membros do grupo, acesso a materiais exclusivos, promoções e sorteios. Use a criatividade!

Para ter certeza de que todos os seus esforços de marketing estão sendo bem empregados, que tal usar o Whatsapp como uma ferramenta de pesquisa de satisfação do cliente? Além de obter um feedback precioso, esse tipo de ação permite uma conexão ainda maior, aumentando a percepção positiva da sua empresa.


Mas, lembre-se, nada de longos e cansativos questionários. Ah! E esteja preparado para feedbacks negativos, afinal, ninguém é obrigado a dizer apenas o que você deseja ouvir. Aproveite para tirar lições positivas e reverter situações a seu favor.

Como você pôde perceber, o Instagram e o Whatsapp têm funções mais complementares que rivais. Deste modo, uma boa estratégia de marketing pode ser capaz de utilizar as duas ferramentas para atingir públicos distintos ou ainda ampliar o seu poder de alcance.


O ideal é sempre pesquisar em qual rede social o seu cliente está e, a partir daí, focar os esforços nessa rede. Nem todo mundo gosta de expor suas opiniões e desejos, preferindo o sigilo e a agilidade do Whatsapp. Já há quem se sinta invadido em sua privacidade e prefira ser impactado por conteúdos no Instagram.


A dica de ouro é sempre entender e respeitar o seu público. Afinal, é pra ele que você deve voltar a sua comunicação. Agora, conta aqui pra mim, Instagram ou Whatsapp, em qual ferramenta a sua estratégia tem dado mais resultado?


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