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Foto do escritorVanda Moura

Faturando pouco? 5 dicas para aumentar os lucros do seu negócio

Atualizado: 4 de mai. de 2020

Não importa se você tem um pequeno ou grande negócio, certamente, nesse período de pandemia, o faturamento da sua empresa é um dos motivos que têm feito você perder boas horas de sono em busca de estratégias para revertê-lo.


Mas, na grande maioria das vezes, medidas tomadas por desespero ou impulso geram mais gastos e menos resultados. Geralmente, quando se pensa em aumentar os lucros de um negócio, a primeira medida é conquistar mais clientes, assim você consegue vender mais e ter mais dinheiro em caixa. Correto?

Nem sempre! Já parou para pensar quanto custa conquistar um novo cliente para o seu negócio? O famoso consultor de marketing, Philip Kotler, afirma que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Mas será que dá para conseguir mais vendas com os clientes que você já possui hoje? Claro que sim! E com essas 5 dicas, você aumenta não só o seu rendimento, como umas horinhas a mais de sono.

Hoje, com o mercado cada vez mais competitivo, não basta ter uma boa cartela de clientes, é preciso fidelizá-los. Melhor, o sucesso de um negócio, independente do tamanho, está diretamente ligado ao seu número de fãs.

A diferença de clientes e fãs está não só na fidelização que faz com que suas vendas sejam mais recorrentes, mas na realização de um marketing espontâneo para o seu negócio.


Fãs viram embaixadores da sua marca; eles não apenas compram, como indicam e fazem apologia.

Dessa forma, você aumenta sua base de clientes sem gastar diretamente com isso. Você pode transformar clientes em fãs prestando um atendimento personalizado, oferecendo descontos, distribuindo brindes ou ainda dando prioridade em lançamentos.


O cliente atual quer mais que produtos ou serviços, ele quer viver experiências únicas.

Dica para o período de pandemia: ofereça vouchers específicos para seus clientes mais fiéis. Se não puder prestar o serviço agora, estabeleça um período para uso pós-confinamento.

O segundo passo é aumentar o ticket médio desses clientes. Ou seja, diversifique as opções de produtos e serviços oferecidos. Por exemplo, se você vende saladas, que tal incluir no cardápio sucos, refeições fit e sopas?


Entenda que a ideia não é criar categorias que acabem competindo entre sim, mas que se complementem. Assim, o cliente que antes comprava apenas a salada, agora pode levar o suco também, pedir uma sopa para o jantar ou ainda ter mais opções de refeições no cardápio.

Aqui vale também fazer uma análise de todos os seus produtos ou serviços e ver quais estão tendo pouco saída para reverter esse quadro.


Pode ser que uma estratégia de marketing resolva a baixa demanda, mas talvez seja preciso melhorias ou até substituições no produto.

Quando se tem um mercado extremamente competitivo, qual a primeira medida adotada pelos empresários? Diminuir os preços dos seus produtos! A conta parece simples: baixando os valores cobrados, eu acabo ganhando da minha concorrência e aumento às minhas vendas.

Essa estratégia funcionou em um mercado onde grandes empresas exerciam a soberania dos seus nichos, mas hoje o consumidor pode adquirir o mesmo produto de qualquer lugar do mundo a apenas um click.


O cliente ganhou o poder de decisão sobre os bens que deseja adquirir. Ele hoje pesquisa, busca referências e quer mais de uma empresa que só o produto.

Num cenário assim, o preço é cada vez menos importante! As pessoas pagam o que acham justo pelo que você entrega. Vamos voltar à ideia das saladas, afinal a alimentação saudável hoje é um dos segmentos mais rentáveis, seja online ou presencial.

Imagine que você quer comprar uma salada para a hora do almoço. Quantas empresas não estão oferecendo esse produto? Mas você está em um dia agitado de trabalho e vai ter uma reunião logo mais, não quer correr o risco de se deslocar, pegar trânsito, encontrar uma vaga.

Então, você faz o que qualquer um atualmente faria: vai para o Google ou um grupo de Whatsapp e procura quem faça a sua salada e a leve até você.


A comodidade é um dos atributos que influenciam a compra desse novo consumidor.

Ao levar a salada ao cliente, personalizada (essa é a palavra de ordem do mundo moderno) e entregue onde e quando ele precisa, você está ofertando mais que um produto, é como se você dissesse ao seu cliente: eu estou com você! E certamente, se a experiência dessa compra foi positiva, o valor atribuído a ela vai ser maior do que o cliente acredita que pagou.

O seu produto ou serviço passa a ser lembrado positivamente não porque custou pouco, mas porque resolveu um problema naquele momento.

Seu produto ou serviço precisa ser facilmente encontrado. Quantas vezes nos últimos tempos você guardou um folder ou cartão de visita de uma empresa? Agora, pense em quantas vezes apenas hoje você entrou no Google ou em uma rede social? Os números são bem diferentes, não é? Mas eles retratam a realidade contemporânea.

O seu cliente está online e, se ele está lá, o seu negócio também precisa estar. Ter uma presença digital nas redes sociais hoje é como conseguir uma vitrine na rua mais movimentada do mundo. Todos querem estar lá.

Mas antes de sair por aí desesperadamente criando perfil em toda rede social que aparecer, procure entender o seu consumidor. Que redes ele utiliza? Como ele se comporta nessas redes? Que linguagem usa? Que conteúdos mais consome?

Se você souber entender o seu público e adequar a sua comunicação a ele, bingo! Você acaba de acender um letreiro luminoso nessa sua vitrine virtual!

Pode parecer clichê, mas manter um relacionamento sincero com seus clientes é uma verdadeira mina de ouro.


As pessoas vivem buscando conexões, elas querem se sentir parte de um grupo, querem se envolver no que acreditam. Estimule essa participação!

Muitos empreendedores acabam criando perfis nas redes apenas como uma versão digital de seus catálogos de vendas. Colocam foto de produto e preço. Se alguém faz uma pergunta, acaba nem tendo resposta. Isso gera uma percepção negativa do negócio.


Acredite, é melhor nem estar online se você não vai dar atenção a isso!

Procure transformar seus canais digitais em um espaço de comunicação com o seu cliente. Antes de pensar nas vendas, seja útil ao seu cliente! Mostre que você pensa nele, entende-o e o quer sempre por perto!

Vamos para as saladas de novo? Você percebeu que tem dois tipos de clientes: a galera fitness, que está sempre malhando e cuidando da alimentação, e o público que teve que mudar os hábitos alimentares por questões de saúde ou buscando uma maior qualidade de vida, mas ainda não incorporaram totalmente esses hábitos à sua rotina.

O que fazer para ter um relacionamento com esses públicos? Há tantas possibilidades. Você pode, por exemplo, criar vídeos ensinando a fazer sucos detox para acompanhar aquela salada que você oferece. Pode ensinar a fazer sobremesas fit, oferecer um ebook com receitas low carb e por que não dar dicas de exercícios para fazer quando você se esqueceu de pedir sua salada e acabou metendo o pé na jaca?

Viu? Você não precisa oferecer seus produtos ou serviços o tempo todo para ser lembrado! Mas se você ainda não se convenceu de que a internet pode ajudar a crescer o seu negócio? A gente te dá seis bons motivos! Vem ver!


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