O Social Trends 2018 mostrou que, embora 94,4% das empresas brasileiras estejam hoje na internet, 49,9% ainda se considera pouco ou nada eficiente em meio digital. Mas, se os negócios ao redor do mundo vêm faturando alto online, por que ainda há empresas que não conseguem bons resultados?
A resposta pode estar no próprio Social Trends. É que cerca de 35% das empresas afirmaram não ter uma equipe de marketing ou ter apenas uma pessoa nessa função. O que a pesquisa não fala é se as pessoas que estão atuando no marketing dessas empresas são funcionários relocados para essa função ou, como o mercado costuma chamá-los, se são sociais media.
Mas você deve estar se perguntando: se eu tenho um pequeno negócio, por que precisaria de um social media? Não dá para fazer o marketing da minha empresa sozinho? Dá sim! Embora muitas vezes você precisará gastar mais tempo e dinheiro do que investiria contratando alguém para fazer esse trabalho para você.
Quer saber, então, se está na hora de contratar um social media? Tem 7 sinais que você mesmo pode observar!
Um dos maiores erros digitais é deixar alguém sem resposta! Até porque a proposta das redes sociais é justamente gerar conexões. Se você não consegue estabelecer um diálogo com seu consumidor, para que serve o seu perfil online?
Seja digital ou presencialmente, as pessoas querem ser atendidas. E a rapidez nessa resposta faz toda a diferença! Caso contrário, você passa uma péssima imagem nas redes sociais, criando um obstáculo para atingir novos clientes.
A partir do momento em que você abre um perfil em uma rede social ou cria um site, está abrindo um canal de comunicação com seu consumidor e precisa monitorá-lo e respondê-lo. Se você não está fazendo, é hora de pensar em contratar um profissional para isso. É função do social media garantir que nenhuma dúvida, elogio ou reclamação fique sem resposta.
Se você não posta conteúdos com frequência ou não tem uma estratégia do que postar, provavelmente seu número de seguidores está baixo e alguns estão debandando.
Muitas empresas acabam afastando seguidores fazendo postagens apenas de fotos de produtos como se sua rede social fosse um grande classificado online. Mas adivinha? As pessoas estão nas redes sociais para trocar informações, buscar entretenimento e criar conexões. Dificilmente elas querem ser bombardeadas com propagandas o tempo todo. Por isso, mesmo que elas te sigam num primeiro momento, logo perdem o interesse.
É preciso entender o seu público antes de sair por aí postando qualquer conteúdo. Mas como entender o que seus consumidores estão procurando? Um social media tem a resposta!
Por meio de monitoramento e pesquisas, um profissional de marketing consegue perceber a que tipos de conteúdos seus clientes são mais sensíveis e, assim, atinge em cheio o seu público, criando conexões e aumentando o número de seguidores.
Se seguidores não é o seu problema, mas sim o que fazer com eles, o social media também pode ajudar. Muitas vezes, por conta da falta de empatia com as postagens, os seus seguidores parecem fantasmas: você sabe que estão ali, mas eles simplesmente não interagem com você.
É trabalho do social media manter seus seguidores engajados com o que sua empresa posta. Assim, suas curtidas e comentários aumentam, melhorando a percepção da marca na internet.
Antes de criar seus perfis online, você parou para pensar no que queria com esses canais?
Sem uma estratégia clara, você não sabe em que focar seus esforços e acaba vendo seu tempo e seu dinheiro sendo gastos sem nenhuma efetividade.
Para cada objetivo há diferentes medidas a serem tomadas. Sua intenção é criar um relacionamento mais próximo com seus clientes, melhorar a percepção da sua marca, alcançar mais pessoas?
Se você não sabe qual caminho trilhar, provavelmente vai acabar chegando a lugar nenhum. Um profissional de marketing pode traçar esse caminho encurtando o tempo e dinheiros gastos ao conquistar os objetivos que você quer.
Acredite, muitas empresas estão nas redes sociais simplesmente porque os seus concorrentes também estão. Se esse é o seu principal motivo, desista! Realmente o mundo online não irá trazer o sucesso que você espera.
As pessoas têm buscado cada vez mais por experiências autênticas e significativas. Elas não querem mais do mesmo! É por isso que os produtos artesanais, customizados e os personalizados têm ganhado cada vez mais espaço no mundo industrial.
Então, antes de ir para o digital, analise o seu negócio e veja que mensagem você realmente quer passar para o seu público. Encontrar esse caminho não é tarefa fácil! É preciso entender bem o negócio e todo o seu contexto. Por isso, um especialista em marketing pode ajudar. Ele vai identificar não onde o seu concorrente está acertando, mas em que partes da estratégia dele você pode fortalecer o seu negócio.
Seus seguidores estão aumentando, eles curtem e comentam, mas até agora nada de vendas. Então você começa a achar que rede social só serve para ganhar likes, correto? Pelo contrário, tem algo muito errado aí.
As redes sociais são verdadeiras minas modernas para quem sabe utilizá-las, justamente por facilitar a comunicação entre consumidor e empresa.
Se a sua comunicação não está sendo eficiente, é hora de contratar um estrategista!
O social media vai fazer essa ponte entre quem realmente quer comprar e o seu produto! Ele vai buscar soluções mais eficientes de converter seguidores em consumidores e pode medir o custo dessas conversões. Assim, você consegue saber se realmente está ganhando dinheiro nas redes sociais.
Se você é desses que mal pode ouvir o nome de uma nova rede social e já corre para criar um perfil, certamente está na hora de contratar alguém para fazer o marketing digital do seu negócio! Afinal, com tantas redes, produzir conteúdo de qualidade e interagir com seus seguidores em todas elas é uma missão quase impossível! Você precisaria não de um social media, mas toda uma agência!
Facebook, Instagram, Twitter, blog, Pinterest, LinkedIn, Youtube... ufaaa! São tantas! Não dá para estar em todas. Contrate um especialista que possa focar nas redes que a sua empresa precisa e cobre por resultados.
Afinal, números são bons quando aparecem no faturamento e não só no contador de seguidores!
Trabalhar o marketing digital é fundamental para quem deseja expandir seus negócios! Mas se não for feito da forma correta, pode gerar ainda mais custos para a sua empresa. Saber exatamente em quais redes sociais atuar, criar conteúdos realmente significativos, criar campanhas que realmente vendam e transformar likes em vendas não é uma tarefa fácil.
Se você não tem tempo suficiente para gerenciar suas redes sociais ou está sobrecarregando seus funcionários com mais essa atribuição, é hora de realmente contratar alguém para cuidar do marketing do seu negócio!
E se você já está considerando contratar um especialista em marketing para a sua empresa, que tal antes ver o post que separamos com algumas dicas do que saber antes de fechar negócio? Curioso? Confere aqui!
Comments